Ouvindo...

Homem preso com 16 kg de cocaína na Grande BH é solto em audiência de custódia

Juíza alegou que liberdade do suspeito não representa perigo à sociedade e citou o fato do detido ser réu primário

Apreensão foi feita na última sexta-feira (26)

O homem de 35 anos que foi preso em flagrante na última sexta-feira (26) transportando 16 quilos de cocaína em uma mala foi solto pela Justiça no domingo (28), após passar por uma audiência de custódia. As drogas eram levadas pelo suspeito, que foi preso em uma van abordada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A apreensão ocorreu na tarde da última sexta-feira (26), no km 499 da BR-381 em Betim. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fazia uma abordagem de rotina a uma van quando um dos passageiros apresentou nervosismo e se confundiu ao responder às perguntas dos policiais. Os agentes decidiram verificar as malas do suspeito e acabaram localizando 10 quilos de pasta base de cocaína e 6 quilos de cloridrato de cocaína. O passageiro disse que receberia R$ 1,3 mil para levar a droga de São Paulo para Petrolina, no Pernambuco.

Leia também

A soltura do suspeito foi assinada pela juíza Aline Damasceno Pereira de Sena, da Comarca de Betim. Na decisão, a magistrada discorda da alegação da defesa de que a prisão foi ilegal, mas afirmou que a liberdade do suspeito não representa perigo à sociedade. Ela argumenta que, apesar da grande quantidade de drogas encontradas, o suspeito é réu primário e sua condenação ‘implicaria, possivelmente, na aplicação de regime menos gravoso do que o imposto pela custódia cautelar’.

Registre-se que o delito supostamente praticado não foi cometido mediante violência ou grave ameaça, nem perpetrado em contexto de violência doméstica’. Com isso, a juíza concedeu liberdade provisória sem necessidade de fiança ao suspeito, que deve comparecer a todos os atos do processo e usar tornozeleira eletrônica.

Leia mais:

O suspeito deixou o Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, no domingo (28), pouco após a decisão judicial.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.